A utilização de todo espaço aberto (parques, praças, estação de metrô, ruas, etc.)
O Espaço Urbano nos oferece muito mais do que um palco, mas também elementos cênicos.
O Teatro nasceu na Rua, originário da Grécia Antiga, onde a cena era a representação de problemas da pólis e dos cidadãos.
O Teatro tornou-se profissional no período Renascentista, seguido pela burguesia, passando a ser um espetáculo fechado (Espaço Teatral Restrito ou Edifício Teatral). Uma forma de elitização da arte.
Principais Motivações do Teatro de Rua:
• Levar o teatro às pessoas que não tem acesso.
• Teatro político.
• Heterogenia de público (diversas faixas etárias, classes sociais, nível cultural)
Por esse motivo, o Teatro de Rua deve ser focado nesta heterogenia.
A rua como espaço cênico deve ser pensada de forma minuciosa para que seja aproveitada ao máximo (cenário, elementos cênicos, interação com o público, etc.)
O Teatro de Rua é uma forma de descentralização desta arte, a fim de levá-la a vários tipos de pessoas e locais, isto é, humanizá-lo colocando o ator em contato direto com o público, uma verdadeira intervenção em busca de unidade.
Tem o poder de agir em meio a toda agitação urbana, dando aos transeuntes uma oportunidade de sonhar e refletir sobre o seu papel na história da cidade.
No Brasil
Surgiu como a Voz conta a ditadura nos anos 1980, pós-regime militar, voltado aos movimentos políticos.
Atualmente, possui uma postura muito mais estética e movimentos sociais.
Existem grupos que além de ajudar as comunidades locais onde atuam, as "adotam", revitalizando os mesmos, levando melhorias e segurança aos moradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário